top of page
gritaprojeto

Onde estão as mulheres no mercado de trabalho?

Atualizado: 30 de jul. de 2022

por Laura Costa




No dia 01 de maio, no Brasil, foi comemorado o dia do trabalhador, um dia histórico de luta para trabalhadores e trabalhadoras no nosso país. Dia de luta por justiça e igualdade, onde também precisamos falar sobre igualdade de gênero.


O combate verdadeiro e efetivo às grandes desigualdades brasileiras, exige recorte de raça, gênero e classe. De acordo com as pesquisas, a estimativa de tempo para que as mulheres ganhem os mesmos salários que os homens é de 267 anos. No "Global Gender Gap Report" de 2021 é demonstrado o TAMANHO das desigualdades e o quanto precisamos avançar para que essa luta básica (mas ainda tão necessária) chamada igualdade salarial se torne uma realidade.


Mulheres brasileiras recebem, em média, 23% a menos que os homens na mesma função e experiência. E tem gente que acha que não precisamos falar de feminismo em 2022…


Em pesquisa realizada em 2020, pelo Instituto Patrícia Galvão e Instituto Locomotiva, foram entrevistadas 1.500 pessoas, tendo como objetivo colher experiências de mulheres e homens sobre as violências que são sofridas por mulheres no ambiente de trabalho.


E, perguntas como:

“A aparência física de uma pessoa que lida com o público deve ser avaliada no momento de sua contratação.” Ou “É normal que homens elogiam a aparência de mulheres colegas de trabalho, não há nada de errado nisso.”

57% disseram que concordam com a primeira colocação e 49% que concordam com a segunda colocação.

Perguntas como essas explicitam a tentativa de normalizar o assédio contra as mulheres no ambiente de trabalho. São esses assédios que fazem com que mulheres, muitas vezes, vivam durante toda uma carreira se moldando e cortando suas próprias asas para caber em expectativas masculinas, em regras ditadas por homens.

A luta é para que a igualdade salarial seja uma realidade, para que mulheres tenham o mesmo acesso à benefícios e promoções, para que o simples fato de ser mulher não defina as oportunidades que teremos ao longo da vida.


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page